sábado, 6 de agosto de 2011

WWW “World Wide Web” - Comemora 20 aninhos.





Se você nasceu depois de 1994, acredite: houve uma época em que não tínhamos internet. Ou melhor, a internet até existia, mas o acesso a ela era restrito a militares e pesquisadores. Para piorar, no início a rede mundial de computadores servia basicamente para troca de emails, já que as páginas da web ainda não haviam sido inventadas.

Como boa parte das tecnologias, o desenvolvimento da internet também começou para fins militares. Em plena Guerra Fria, os Estados Unidos buscavam uma forma descentralizada de comunicação e armazenamento de dados, que continuasse ativa mesmo que parte dela fosse bombardeada, por exemplo.

A internet começa a ficar ainda mais interessante com o surgimento da World Wide Web (WWW), em 1990. O responsável por escrever o protocolo HTTP, que possibilita a transferência de páginas web para os navegadores, foi Timothy Berners-Lee, que participou recentemente como palestrante no Campus Party Brasil. . A data é comemorada a partir da publicação de Tim Berners-Lee, em 6 de agosto de 1991, do primeiro website que trazia detalhes sobre o projeto do hypertexto.

A Internet como a conhecemos hoje, dos motores de busca e da informação em tempo real, dos vídeos e das redes sociais completa este ano duas décadas de vida. E se parece ter evoluído muito até aqui, o futuro reserva ainda muitas surpresas. Boas e más. As falsas promessas de privacidade de comunidades virtuais e o roubo de identidade são questões que preocupam os especialistas de todo o mundo, presentes no congresso mundial da Internet em Madrid. De qualquer forma, vale comemorar o nascimento do padrão WWW  criada por Berners-Lee há exatos 20 anos.

Nenhum comentário: